sexta-feira, 25 de junho de 2010

Animal abandonado: O que eu faço?

Esta é a pergunta que nunca se cala quando encontramos um animalzinho abandonado e queremos ajudar. Depois que passa a comoção e muitas vezes o choque pelo estado do animal, seguidos pela revolta "como alguém teve coragem de abandonar este bichinho?", nos veem o sentimento e a vontade de fazer alguma coisa. Ótimo, você já deu o primeiro passo. Mas e agora?

Bem, primeiro este animal precisa ir para algum lugar. Não posso simplesmente resgatar sem ter para onde levar. SE na minha casa não pode, preciso contactar meus amigos, parentes, enfim, alguém que possa hospedar essa bichinho, pois acreditem, as casas dos protetores de animais e os abrigos estão lotados.

Muitas vezes ficamos nervosos quando as ONgs não podem ajudar. Ora, eles não são obrigados a recolher! E muitas vezes estão lotados. Tenho uma amiga protetora que tem 15 na casa dela. Por isso você deve arranjar um lugar para esse bichinho antes de resgatar. Esse é o passo mais importante.

Feito isso, hora de levar esta criatura ao veterinário, para checar a saúde, ter os primeiros socorros, essas coisas e até tomar um bom banho e fazer uma tosa se for o caso.
Depois, se ele não estiver doente, aí sim vamos leva-lo para seu lar temporário, alimentar, arrumar uma caminha quente e esperar que ele logo vai se acalmar.

Pronto! Agora vem a parte mais difícil: Arranjar um lar!

Para isso, divulgue na internet, tire muitas fotos, faça cartazes e cole em clínicas veterinárias e Pet shops com seu nome e um telefone para contato. Entre em contato com as ONgs e leve o bichinho para as feiras de adoção. Não se esqueça que para ir às feiras ele deve estar em perfeita saúde, limpo e vermifugado.

Conseguir uma castração é importantíssimo, pois animal castrado é melhor para doar e você ainda colabora para diminuir a população de animais abandonados. Para isso você pode pedir ajuda de ONgs, que também ajudam com as vacinas e com a divulgação para a doação.

Assim, para terminar, é muito importante nos sensibilizarmos, mas não basta apenas decidir tomar um atitude, é preciso saber fazer, e não apenas recolher o animal e depois ficar empurrando para as Ongs. Se todos pudessem resgatar um animal apenas, não teria nenhum mais na rua. Pense nisso e divulgue a castração, ela é a única forma de pormos um fim a estes casos de abandono.


Não compre, adote!!!!!!
Não se omita, tome uma atitude!!! mãos à obra!

beijos!

juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário