terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cuidando do seu bichinho idoso

Olá!!!

 Hoje vamos falar de como cuidar do seu bichinho idoso.

 Isso vai depender da longevidade de cada animal, ou seja, cada espécie tem um tempo de vida. Por exemplo, um ratinho pode viver no máximo 2 anos, enquando que um elefante pode viver 60 anos. Um coelho vive em torno de 8 anos, enquanto que um cavalo, até 30 anos.

 No caso dos cães, o que influencia é a raça: quanto maior a raça, mais cedo eles atingem a maturidade sexual e por isso vivem menos. Por exemplo: um dogue alemão vive em média 10 anos, pois atinge a maturidade sexual a partir de 6 meses. Já um pequinês pode viver até uns 15 anos (existem relatos de animais que viveram 20 anos), pois atingem a maturidade sexual em torno dos 9 meses.

 Assim sendo, o que muda no animal velhinho? Ele fica mais quieto, dorme mais, come menos e pode sentir dores nas patas, na coluna. Alguns desenvolvem catarata e problemas cardíacos.

 Com o avanço da medicina veterinária e da nutrição animal, encontramos tratamentos e dietas específicas para essa fase da vida. Mas o que importa é: qualidade de vida. Assim, deixe seu animal confortável, aquecido, em um lugarzinho calmo e gostoso pra dormir. Forneça uma alimentação de fácil digestão e água a vontade. Permita que ele descanse o quanto quiser e faça exercícios leves. Evite que ele sinta dor, faça massagens e muito carinho.

Permita que ele tenha um fim de vida digno e com muito amor. Ele merece.

 Beijos a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário