Queridos,
Cada mês escreverei um artigo em que iremos falar um pouco sobre cada bicho, para que possamos entender melhor certos comportamentos e quebrar alguns tabus. Beijos.
O Coelho
O coelho doméstico é o coelho europeu (Oryctolagus cuniculus),foi introduzido na Europa por volta do ano 1300, mas já era criado na China e India. Animais extremamente dóceis e pacíficos, são um tanto arredios e medrosos quando criados sem contato humano. Não são roedores, são Lagomorfos, pois possuem 4 dentes incisivos superiores ao invés de dois, como os roedores, além de outras características, como orelhas grandes e patas traseiras maiores.
Diferentemente das lebres, seu parente selvagem, que não é domesticável, eles são ótimos animais de estimação. São limpos, não necessitam de banhos, não possuem cheiro, podem aprender a urinar e defecar em caixas de areia para gatos. Como mascotes são carinhosos e brincalhões, gostam de ser acariciados e retribuem lambendo as mãos de seu dono. Vivem até 12 anos e podem pesar até 4 quilos, nas raças grandes, sendo que também há raças miniaturas.
O pelo é macio e pode ser escovado diariamente.
A fêmea do coelho é a coelha e não a lebre. A lebre é um animal parecido mas de espécie diferente. A coelha pode dar até 7 crias por ano, com gestação de apenas 30 dias, nascendo até 12 filhotes, sem pelos e cegos. Mas eles crescem rápido e com 40 dias já estão desmamados, sendo aptos para reproduzir com apenas 4 meses.
A dieta do coelho é omposta unicamente por vegetais: capim, feno, folhas como couve, agrião e a ração balanceada. Adoram frutas como maçã e banana e também outras guloseimas como pão, por isso devemos tomar cuidado para que não engordem demais. Também gostam de cenouras.
Não fazem barulho, apenas emitem um pequeno guincho se ficarem muito assustados. Podem bater com os pés no chão para avisar os companheiros de um perigo, são ótimos saltadores e corredores, mas não tem muito fôlego. Cavam tocas para morar e vivem em grupos pequenos. Podem morder se ficarem acuados e se defendem com coices fortes.
O ideal é criá-los soltos no quintal, sem gaiolas. Você pode cercar uma área para eles, até uma lavanderia de apartamento serve.
bem é isso. Quem quiser saber mais, pode me escrever. tenho uma coelha de 4 anos chamada Quick, que é minha paixão e companheira de todas as horas..... E olha que ela mora comigo em um apartamento!
Beijos a todos.
Juliana
Nenhum comentário:
Postar um comentário